PUBLICIDADE

Remédio contra diabetes prolonga vida de camundongos em estudo

Pesquisa americana mostrou que substância retardou doenças relacionadas ao envelhecimento nos animais

1 ago 2013 - 07h49
(atualizado às 08h54)
Compartilhar
Exibir comentários

Um remédio contra diabetes teve efeito de retardamento do envelhecimento e aumentou a longevidade de camundongos machos, de acordo com um novo estudo. Cientistas americanos acreditam que a droga, metformina, imite os efeitos de um regime de extrema restrição calórica.

Acredita-se que esse regime, baseado em uma dieta com muito poucas calorias, ajude no envelhecimento saudável. As implicações da pesquisa, que foi divulgada na publicação científica Nature Communications, em humanos ainda não são claras, de acordo com os cientistas.

Rafael de Cabo, do Instituto Nacional do Envelhecimento em Baltimore, nos Estados Unidos, disse que a restrição de calorias em animais de laboratório aumentou a expectativa de vida deles. Segundo De Cabo, sua equipe está procurando intervenções ─ como um medicamento ─ que possam imitar esses efeitos.

A metformina é um dos tratamentos mais comumente prescritos para diabetes tipo 2, que ocorre principalmente em pessoas com mais de 40 anos. O medicamento também é usado para tratar a síndrome metabólica, uma combinação de diabetes, pressão sanguínea alta e obesidade. Trabalhos anteriores já mostraram que a metformina pode aumentar a longevidade de organismos simples como minhocas, mas estudos com moscas e mamíferos tiveram resultados conflitantes.

Conselhos tradicionais

Os cientistas testaram doses diferentes de metformina em camundongos de meia-idade e descobriram que pequenas doses da substância aumentavam a expectativa de vida dos animais em cerca de 5% e também retardavam o aparecimento de doenças associadas ao envelhecimento.

No entanto, eles dizem que uma dose maior de metformina era tóxica e diminuiu a expectativa de vida dos camundongos. De Cabo afirma que ainda são necessários mais estudos para determinar se a metformina tem algum efeito na vida humana.

"Esses resultados são muito promissores que precisam ser traduzidos para humanos através de estudos clínicos", afirmou.

A melhor receita para a longevidade, segundo ele, ainda é ter uma dieta saudável e fazer exercícios.

"No momento, o melhor que podemos dizer é provavelmente o que sua avó já disse. Ter uma boa dieta e exercitar-se são as duas únicas coisas que sabemos que funcionam bem com humanos", disse à BBC News.

BBC News Brasil BBC News Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC News Brasil.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade