PUBLICIDADE

Partes de estátuas de deusa da guerra Sejmet são descobertas no Egito

9 dez 2016 - 13h26
Compartilhar
Exibir comentários

Arqueólogos europeus descobriram partes de várias estátuas da deusa faraônica da guerra Sejmet e de uma esfinge na área de monumentos de Luxor, no sul do Egito, informou nesta sexta-feira o Ministério de Antiguidades egípcio.

Em comunicado, o chefe de Egiptologia de Antiguidades, Mahmoud Afifi, explicou que as partes de Sejmet foram encontradas no templo funerário do faraó Amenotep III (1390-1352 a.C.) na região de Kom al Hitan, e estão em muito bom estado e fazem parte de três bustos e uma estátua sem cabeça.

A chefe do projeto de restauração do templo, que fez a descoberta, Hourig Sourouzian, disse na nota que também descobriram fragmentos de um tamanho de dois metros de uma estátua de uma grande esfinge, mas em péssimo estado, por isso que começarão a restaurá-los.

Além disso, antecipou que todas essas estátuas serão depositadas em um armazém até a conclusão do projeto de restauração do templo para ser colocadas em seus lugares originais.

Sourouzian afirmou que as peças descobertas se unem a outras estátuas achadas anteriormente pela missão liderada por ele.

O objetivo fundamental do projeto é a restauração dos dois colossos de Mennom e do templo de Amenotep III, e preservar o que resta das partes dispersas do templo e reuni-las, já que os prédios ficaram danificados por um forte terremoto registrado há cerca de 1.200 anos a.C., depois de cerca de 150 anos de sua construção.

EFE   
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade