PUBLICIDADE

Parasita ameaça floresta Patrimônio da Humanidade no Japão

6 jan 2017 - 07h59
Compartilhar
Exibir comentários

Uma praga de nemátodo da madeira do pinheiro, um parasita que penetra no tronco e faz com que murche, ameaça infestar a floresta da ilha japonesa de Yakushima, que é Patrimônio da Humanidade e conta com uma espécie de pinheiro em risco de extinção.

O agressor já afetou uma área quatro vezes maior do que o habitual, de acordo com as autoridades locais. Segundo o jornal "Asahi", o governo está trabalhando para evitar que a paisagem, que faz parte da lista da Unesco desde 1993, seja ainda mais prejudicada.

A peste começou a se espalhar no verão e é visível em uma região que margeia o Monte Mocchomudake, local que geralmente tem uma coloração verde intensa e que está se tingindo de marrom.

Os nemátodos são vermes microscópicos transportados por escaravelhos que se alimentam de madeira, por isso as pragas podem ser propagadas como doença infecciosa, de acordo com o governo de Yakushima, que teme que o parasita danifique os 1.000 exemplares de Pinus amamiana, espécie de pinheiro que só cresce nas ilhas de Yakushima e Tanegashima.

As autoridades da ilha planejam destruir até o fim do ano 200 metros cúbicos de árvores mortas para erradicar a praga e sacrificar árvores em florestas próximas.

O nemátodo da madeira do pinheiro (Bursaphelenchus xylophilus) é original da América do Norte, se expandiu pela Europa e pelo Leste asiático e se tornou uma praga. Não há relatos do nemátodo da madeira do pinheiro no Brasil.

EFE   
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade