0

Os impactos da retirada de areia nas praias do Atlântico

10 mar 2017
14h52
atualizado às 18h18
  • separator
  • comentários

Moradores que sobrevivem do 'roubo' de areia geram um impacto já visível na costa do arquipélago de Cabo Verde. O programa também mostra o interior de um avião do futuro.Uma vila de pescadores no arquipélago de Cabo Verde sofre com a atividade contínua dos chamados "ladrões" de areia. São pessoas que mergulham e escavam o fundo do oceano Atlântico para vender o que coletam às construtoras. Além de ser um trabalho periogoso e difícil, altera a dinãmica do meio ambiente, como você vai ver neste Futurando.

Moradores que sobrevivem do 'roubo' de areia geram um impacto já visível na costa do arquipélago de Cabo Verde.
Moradores que sobrevivem do 'roubo' de areia geram um impacto já visível na costa do arquipélago de Cabo Verde.
Foto: Deutsche Welle

Vamos falar ainda de um fenômeno natural que levou água extremamente salgada do Mar do Norte para o Mar Báltico. Foi em 2015 e provocou a morte de uma geração inteira de bacalhau. Pesquisadores estudam agora uma forma de reestabelecer a população do peixe. As principais medidas são: monitorar os animais e usar redes de arrasto diferentes, feitas de acordo com o comportamento da espécie.

O programa mostra também um veículo que mais parece um drone gigante. O volocóptero, uma espécie de helicóptero elétrico, já passou pelos primeiros testes na Alemanha. Em alguns anos, ele pode estar pronto para sobrevoar cidades e também aliviar, por exemplo, o trânsito nas rodovias.

Os aviões do futuro também estão entre os assuntos do Futurando. Os modelos em planejamento vão oferecer ao viajante a possibilidade de conectar celular, tablet e pen drive durante o voo. Sem esquecer, claro, da importância de um ambiente aconchegante para fazer o passageiro se sentir em casa.

O programa

O Futurando traz novidades sobre ciência, meio ambiente e tecnologia e é produzido todas as semanas pela redação brasileira da Deutsche Welle, em Bonn, na Alemanha.

O programa é exibido no Brasil pelo Futura às terças-feiras, às 22h30 com reprise às segundas, quartas, quintas e sábados; pela Rede Minas aos sábados, às 14h30, com reprise às sextas-feiras, às 13h30; pela TV Brasil todos os sábados às 12h, com reprise aos domingos às 15h30; pela TV Cultura aos domingos às 23h30; pela TV Câmara Tupã todos os sábados às 18h, com reprise às terças-feiras, às 19h40 e pela TV Climatempo aos sábados às 9h30, com reprise às terças e aos domingos. Você também pode ver vídeos do programa no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro.

O Futurando é transmitido ainda em Moçambique pela Rede Tim, aos sábados, às 14h30.

Deutsche Welle A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas.

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade