PUBLICIDADE

Descobertas novas evidências de templo de Ramsés II no Cairo

27 set 2016 - 15h41
(atualizado às 17h44)
Compartilhar
Exibir comentários

Arqueólogos egípcios e alemães descobriram blocos e fragmentos de estátuas que podem apontar à existência de um templo do faraó Ramsés II na região de Heliopolis, atualmente localizada em um bairro populoso do Cairo, informou nesta terça-feira o Ministério da Antiguidades do Egito.

Em comunicado, o chefe do Departamento de Egiptologia do Ministério de Antiguidades, Mahmoud Afifi, detalhou que as partes foram achadas por acaso em Al Matariyyah, no nordeste da capital egípcia. Além disso, um grupo de grandes blocos foi encontrado mais abaixo dos primeiros e nele se vê Ramsés II ungindo uma divindade.

Estátuas apontam à existência de um templo do faraó Ramsés II na região de Heliopolis, atualmente localizada em um bairro populoso do Cairo
Estátuas apontam à existência de um templo do faraó Ramsés II na região de Heliopolis, atualmente localizada em um bairro populoso do Cairo
Foto: EFE

O vice-diretor egípcio da equipe, Ayman Ashmawi, explicou na nota que outros fragmentos mostram que Ramsés II foi quem determinou a construção do templo.

"Isso confirma a hipótese de que Ramsés II tinha um especial interesse por Heliopolis nas últimas décadas de seu longo reinado de 70 anos" durante a XIX Dinastia (entre 1.295 e 1.186 a.C.), detalhou Ashmawi, que disse que as recentes descobertas formam parte dos quartos mais escondidos do templo.

O vice-diretor alemão do projeto, Dietrich Raue, informou que eles também estão escavando na área sudeste do templo. Segundo ele, a equipe está desenterrando imóveis do período ptolemaico, quando os gregos estiveram no Egito (332 a.C.- 30 d.C) e neste perímetro já foram achados amuletos e utensílios de metal.

Nesta mesma área ficava o templo de Heliopolis, deus do Sol, um dos maiores do Egito, de quem há poucos vestígios, já que o que sobrou foi saqueado na época do Império Romano e durante as sucessivas dinastias muçulmanas para construir edifícios em Alexandria e no Cairo.

EFE   
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade