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Novas bicicletas públicas de Copenhague têm até tablets

Para ciclistas-turistas, é possível ver dicas de pontos de interesse, restaurantes e serviços no gadget

19 jul 2014
11h13
atualizado às 11h13
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vocação de Copenhague para o ciclismo parece não ter fim. A novidade agora da cidade dinamarquesa - que tem mais bicicletas (650 mil) do que habitantes (550 mil) e carros (125 mil) - é um sistema de bikes públicas elétricas com tablets embutidos. Batizado de GoBike, o projeto inaugurou recentemente suas 20 primeiras estações.

Foto: Eco Desenvolvimento

Os tablets, que contam com cabos escondidos no guidão para evitar roubos e vandalismo, têm função de computador de bordo. Neles, o passageiro pode escolher se utilizará a bicicleta na função manual ou elétrica; conferir os horários de trens e metrôs; reservar uma segunda bicicleta para outra pessoa; e calcular as rotas mais rápidas entre os destinos. 

Para os ciclistas-turistas, além de ser possível escolher a função em inglês (mais universal que o dinamarquês), há dicas de pontos de interesse, restaurantes e serviços. 

Por enquanto, não houve registros de roubos dos tablets nem das bicicletas, problema que tem sido um tanto recorrente aqui no Brasil. 

Até o final do verão europeu, a cidade espera aprovar a expansão do programa, chegando a 1.860 bicicletas no final do ano.O programa é financiado pela empresa que controla os trens do país, a Danske Statsbaner (DSB), e as prefeituras de Copenhague e da vizinha Frederiksberg. Assinatura mensal

As bicicletas são feitas de alumínio. O banco é ajustado com um sistema de pressão a gás e, uma vez que o assento é adaptado, o guidão se ajusta automaticamente para garantir a ergonomia. Os pneus são à prova de rupturas e duram até 15 mil quilômetros. O aluguel da bicicleta sai por 25 coroas dinamarquesas (quase R$ 10) por hora.

No caso da assinatura mensal, o valor cai para 6 coroas ou R$ 2,45.Andreas Røhl, que coordena a gerência de Mobilidade e Espaço Urbano, afirmou que as bicicletas são voltadas a não-residentes: turistas e moradores do subúrbio, que não levam suas bikes na jornada até Copenhague. Daí a importância da ligação com os trens.

Fonte: Eco Desenvolvimento Eco Desenvolvimento
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