PUBLICIDADE

Nova espécie de invertebrado marinho é descoberta na Antártida

25 jul 2016 - 14h02
Compartilhar
Exibir comentários

Biólogos da Universidade de Barcelona (UB) e do Instituto de Pesquisa da Biodiversidade da UB (IRBio) descobriram uma nova espécie de invertebrado marinho no Mar de Weddell, na Antártida.

A nova espécie é o "nudibrânquio Doto carinova", que foi descrito pela primeira vez na revista científica "Plos One" pelos biólogos Conxita Àvila, Juan Moles, Manuel Ballesteros e Álvaro Pujals, do Departamento de Biologia Evolutiva, Ecologia e Ciências Ambientais do IRBio da UB, junto com Heike Wägele (Zoological Research Museum Alexander Koenig) e Gabriele Uhl (Universidade de Greifswald), na Alemanha.

Segundo explicou Juan Moles, os nudibrânquios do gênero Doto se encontram distribuídos em oceanos de todo o mundo e são moluscos gastrópodes que se alimentam de hidrozoos e cnidários.

Em latitudes antárticas, a única espécie do gênero identificada até agora era 'Doto antarctica', achada pela primeira vez no mar de Ross e descrita em 1907 pelo diplomata e malacólogo britânico Charles Eliot Norton.

'D. carinova', a nova espécie capturada a 277 metros de profundidade no Mar de Weddell, enriquece o patrimônio biológico do continente branco e amplia o número de invertebrados descobertos pelos especialistas dos projetos Ecoquim, Actiquim e Distantcom, liderados pela professora Conxita Àvila para estudar a ecologia química, a filogeografia e a ecologia trófica das comunidades de invertebrados marítimos na Antártida.

"A nova espécie D. carinova se diferencia da D. antarctica pelos caráteres morfológicos externos: coloração, número e forma, apesar de alguns rasgos internos também serem diferenciais, como as glândulas salivares e vários órgãos reprodutivos", explicou Moles.

EFE   
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade