PUBLICIDADE

Americana volta a enxergar após implante de dente no olho

18 set 2009 - 16h16
(atualizado às 16h40)
Compartilhar

Uma americana de 60 anos de idade voltou a enxergar após nove anos graças a uma técnica cirúrgica inusitada. A operação inédita nos Estados Unidos foi realizada por uma equipe de especialistas da Escola Miller de Medicina, da Universidade de Miami, na Flórida.

O dente extraído da própria paciente atua como uma espécie de âncora de sustentação para uma prótese de lente, que permite que a mulher volte a enxergar
O dente extraído da própria paciente atua como uma espécie de âncora de sustentação para uma prótese de lente, que permite que a mulher volte a enxergar
Foto: BBC Brasil

Os médicos utilizaram um dente para atuar como uma espécie de âncora de sustentação para uma prótese de lente, que permite que a paciente volte a enxergar. O complicado procedimento cirúrgico prevê a extração de um dente do paciente, a abertura de um buraco no dente e a inserção da lente no buraco.

A prótese formada por lente e dente é, então, implantada no olho da paciente.

Umidade

A técnica foi usada pela primeira vez na Itália e também já foi colocada em prática em outros lugares na Europa e na Ásia. "É como tentar plantar uma rosa no deserto", diz o oftalmologista Victor Perez, responsável pela cirurgia.

"O dente oferece um macroambiente. É como mover a boca para o olho. Toda umidade e microambiente da boca nós tentamos simular no olho." Portadora de uma rara doença de pele que atinge os olhos, Kay Thorton voltou a ler jornais duas semanas após a cirurgia.

"É maravilhoso", afirmou a paciente. "As cores estão mais vívidas do que eu posso me lembrar que eram." Segundo os médicos, a cirurgia é indicada principalmente para pacientes que sofreram algum tipo de trauma na córnea, como queimaduras.

BBC News Brasil BBC News Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC News Brasil.
Compartilhar
Publicidade