PUBLICIDADE

Espécie rara de pássaro com "moicano" é descoberta no Laos

30 jul 2009 - 16h05
(atualizado às 16h18)
Compartilhar

Cientistas australianos descobriram em Laos uma nova espécie de pássaro cantor - exemplar da família dos búlbulos ou rouxinois tropicais (ave cantora) - que tem a cabeça careca. A descoberta da ave, batizada de "búlbulo de cara pelada", foi divulgada na última edição da revista especializada Forktail.

O "búlbulo de cara pelada" tem a parte frontal da cabeça cor-de-rosa e sem penas, além de um "fino topete" na parte superior
O "búlbulo de cara pelada" tem a parte frontal da cabeça cor-de-rosa e sem penas, além de um "fino topete" na parte superior
Foto: EFE

O novo pássaro também tem um "fino topete" na parte superior da cabeça, semelhante a um "moicano", e a parte frontal cor-de-rosa e sem penas. A coloração do animal é verde oliva.

Segundo os ornitólogos da sociedade de conservação da natureza australiana e da Universidade de Melbourne, trata-se da primeira espécie de rouxinol tropical encontrada na Ásia em 100 anos e do único exemplar careca do continente.

"Sempre é emocionante descobrir uma nova espécie, mas esta é especialmente rara porque é o único pássaro cantor 'careca' da Ásia", afirmou Colin Poole, da sociedade de conservação da natureza. Na sua opinião, o descobrimento "destaca quanto podemos aprender dos lugares selvagens do mundo".

Os búlbulos se dividem em 130 espécies diferentes - a maior parte delas habita a África, o Oriente Médio e a Ásia. A única variedade existente na Europa é originária das ilhas Cícladas, na Grécia. O exemplar raro foi encontrado em uma zona de rochas calcárias com pouca floresta do Laos.

De acordo com Iain Woxvold, da Universidade de Melbourne, sua presença em um habitat tão inóspito pode explicar porque ele passou despercebido durante tanto tempo.

EFE   
Compartilhar
Publicidade