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Pesquisadores criam concreto que se regenera sozinho

15 mai 2009 - 11h24
(atualizado às 12h10)
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Anne Minard

Ele não é tão avançado quanto a tecnologia do "Exterminador do Futuro", mas um novo concreto capaz de reparar suas próprias rachaduras pode logo trazer proteção futurista a pontes e rodovias.

Uma laje do novo concreto agüenta uma tensão que a deforma em curva esticando-se 5% do seu tamanho inicial. Enquanto concretos comuns se quebrariam sob estas condições, o novo material forma micro-fissuras que se auto-regeneram após terem sido exposta à água e dióxido de carbono
Uma laje do novo concreto agüenta uma tensão que a deforma em curva esticando-se 5% do seu tamanho inicial. Enquanto concretos comuns se quebrariam sob estas condições, o novo material forma micro-fissuras que se auto-regeneram após terem sido exposta à água e dióxido de carbono
Foto: National Geographic

O concreto tradicional é frágil e racha com facilidade durante um terremoto ou o excesso de uso. Por sua vez, o novo composto de concreto pode ser flexionado até a forma de um U sem se quebrar. Quando deformado, o material forma rachaduras finas, que se fecham após alguns dias de chuva leve.

O material seco exposto pelas rachaduras reage com a chuva e o dióxido de carbono do ar para formar "cicatrizes" de carbonato de cálcio, um composto resistente encontrado naturalmente em conchas, explicou o co-autor do estudo Victor Li, da Universidade de Michigan em Ann Arbor.

O material flexível continua resistente após se regenerar, reportam os autores do estudo.

Concreto silencioso

Nos últimos 15 anos, Li, junto a colegas como o líder do estudo Yingzi Yang, desenvolveu a próxima geração de concreto com aplicações variadas.

Li observa que o concreto que se regenera já foi usado no edifício Osaka, o maior prédio residencial do Japão, uma estrutura de 60 andares. O material também foi usado em uma ponte construída em 2006 sobre a Interestadual 94 em Michigan, onde eliminou a necessidade das juntas de dilatação tradicionais. Essas ripas de metal "dentadas" permitem que o concreto se expanda e se contraia sem se deformar, mas geram um barulho significativo quando veículos passam sobre elas.

"Um dos grandes atrativos, além da redução das necessidades de manutenção, é o fato de que (o novo concreto) é muito silencioso" sem as juntas de dilatação, afirma Li.

O uso do concreto auto-regenerativo está sendo considerado para canais de irrigação em Montana.

Embora custe três vezes mais que o concreto tradicional, o material poupa custos de longo prazo, já que diminui a necessidade de manutenção e o consumo de energia, explica Li. Construtoras que usam o concreto flexível, por exemplo, não precisam comprar e instalar aparelhos que contenham atividade sísmica. "O custo inicial de construção na verdade diminui", disse Li.

As descobertas foram publicadas online no periódico especializado Cement and Concrete Research.

Tradução: Amy Traduções

National Geographic
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