PUBLICIDADE

Cientistas simulam rosto do primeiro homem europeu moderno

moderno

4 mai 2009 - 17h44
(atualizado às 18h33)
Compartilhar

O rosto de um dos primeiros humanos modernos europeus foi revelado após uma reconstrução artística baseada em fragmentos ósseos de 35 mil anos de idade. Os fragmentos - um crânio e uma mandíbula - foram encontrados em uma caverna nas montanhas dos Cárpatos, na Romênia, em 2002.

Reconstrução artística foi baseada em fragmentos ósseos de 35 mil anos de idade
Reconstrução artística foi baseada em fragmentos ósseos de 35 mil anos de idade
Foto: BBC/Terra Chile / Reprodução

O modelo feito pelo médico legista Richard Neave baseou-se em medições dos pedaços de osso encontrados. Apesar dos avanços na reconstrução, os pesquisadores ainda não conseguiram determinar o sexo do indivíduo a quem os fragmentos ósseos pertenciam.

Segundo os pesquisadores, o crânio tem muitas semelhanças com os dos seres humanos atuais, embora existam algumas características distintivas como o tamanho maior dos dentes e da própria caixa óssea. Embora seja impossível definir fielmente a cor da pele, conforme os cientistas, é provável que tenha sido mais escura do que a dos brancos europeus modernos.

Há 35 mil anos atrás a Europa era ocupada pelo homem de Neanderthal, que já vivia na região há milhares de anos, e pelos seres humanos anatomicamente modernos, os Homo sapiens. Os humanos modernos chegaram à Europa provenientes do continente africano.

Com informações do Mail Online

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade