PUBLICIDADE

Descobertos genes que ajudam a frear câncer e esclerose

19 abr 2009 - 18h57
(atualizado às 19h15)
Compartilhar

Cientistas da Universidade de Edimburgo, no Reino Unido, descobriram os componentes genéticos que podem ter um papel de destaque na hora de desacelerar ou deter doenças como o câncer e a esclerose múltipla.

Os pesquisadores, dirigidos pelo professor David Hume, publicaram o estudo na revista Nature Genetics e destacaram que isso pode dar origem a novos tratamentos médicos contra as doenças relacionadas ao sistema imunológico. Até agora, os cientistas achavam que um grupo seleto de "genes mestres", como chamam os pesquisadores, controlava o crescimento das células que causavam os problemas.

O trabalho completa a teoria afirmando que há centenas de genes que interagem na geração destas doenças, em processo com infinitas variações que fazem com que a aparição e as causas das mesmas sejam diferentes de indivíduo para indivíduo.

Os pesquisadores esperam que a identificação dos "pontos fracos" na estrutura genética dos indivíduos ajude a criar mecanismos médicos que permitam interromper o crescimento de tumores em benefício do crescimento das células saudáveis.

EFE   
Compartilhar
Publicidade