PUBLICIDADE

Mudança climática provoca alterações na seleção natural, aponta estudo

2 mar 2017 - 20h27
Compartilhar
Exibir comentários

A mudança climática pode afetar o processo de seleção natural e modificar as trajetórias evolutivas dos organismos, indicou um estudo divulgado pela revista "Science".

O trabalho, realizado por uma equipe internacional de pesquisadores, afirma também que as alterações em nível mundial do processo de seleção natural são guiadas mais pelas chuvas do que pelo aumento das temperaturas.

"Embora as consequências ecológicas da mudança climática estejam cada vez melhor documentadas, os efeitos do clima no processo evolutivo que guiam a adaptação são desconhecidos", diz o estudo publicado pela "Science".

Para tentar determinar esses efeitos, os cientistas trabalharam com uma enorme base de dados organizada a partir de estudos realizados nas últimas décadas, envolvendo distintas populações de animais, plantas e outros organismos, assim como suas habilidades para sobreviver e se reproduzir.

Um dos aspectos que os especialistas ligados ao clima conseguiram determinar anteriormente é a mudança nos padrões de secas e precipitações, disse à Agência Efe o pesquisador da Universidade de Arkansas e um dos autores do trabalho, Adam Siepielski.

"A mudança climática aumenta a frequência de secas e de eventos de precipitações. Algumas áreas estão se tornando mais secas e outras mais úmidas", explicou.

Essas variações afetam as remodelações que os diferentes organismos podem experimentar por causa do processo de seleção natural. Por exemplo, uma mudança no padrão de chuvas pode afetar a fonte de alimentos de diversos organismos.

Conhecer os efeitos que esse tipo de fenômeno climático tem sobre a evolução é importante para os pesquisadores que, a curto prazo, esperam "mudanças consideráveis" nos padrões da seleção natural por causa de um aumento da quantidade de chuvas.

"Não se sabe se as populações vão se adaptar a isso. A resposta evolutiva ainda não é clara, mas os resultados sugerem que a mudança climática tem o potencial para alterar a adaptação no mundo todo", alertou o especialista.

EFE   
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade