PUBLICIDADE

Missão Rosetta chega ao fim

27 set 2016 - 05h01
Compartilhar
Exibir comentários

Sonda Rosetta fez história ao pousar um módulo robótico no cometa 67/P Churyumov-Gerasimenko. O Futurando também discute os possíveis substitutos das baterias recarregáveis de lítio. Tem muito mais nesta edição.Setembro deste ano vai ficar marcado pelo fim de uma missão espacial que fez história, a missão Rosetta. Planejada ainda no início da década de 1990 pela Agência Espacial Europeia (ESA), a Rosetta conseguiu um feito inédito. Pousou o módulo robótico Philae no cometa 67/P Churyumov-Gerasimenko. Neste Futurando você vai saber quais foram as principais descobertas da Rosetta e os altos e baixos ao longo de tantos anos.

Outro assunto do programa é a mobilidade elétrica. A maior parte das baterias recarregáveis ainda é de lítio, ou seja, de baixa autonomia. Entre os possíveis substitutos está o módulo de lítio-ar, um sistema que produz energia através de uma reação com o oxigênio. Estaríamos a caminho de uma fotossíntese artificial? Fabricar eletricidade como fazem as plantas? Para copiar o mecanismo da natureza é difícil, mas cientistas seguem tentando. No programa mostramos como andam as pesquisas na área.

O Futurando também desembarca no Estreito de Tânon, nas Filipinas. O lugar é um paraíso para os golfinhos, moluscos e algas. Mas a pesca ilegal, principalmente com dinamites, ameaça a fauna e flora marinhas. Falta também dinheiro para investir na proteção. A alternativa é promover o turismo e, com recursos estrangeiros, tentar conservar as belezas naturais.

Se você passou dos 50, o programa traz uma boa notícia. A vida não é a mais a mesma de antes, de quem atingiu a maturidade no século passado. Quem chega à meia idade agora não tem mais tempo para sofrer de tédio ou ficar esperando a velhice em casa o dia inteiro. Os novos cinquentões curtem balada e têm uma rotina agitada. Os mais jovens seguem o mesmo ritmo e adiam cada vez mais os planos de se tornar um adulto. Não perca!

O programa

O Futurando traz novidades sobre ciência, meio ambiente e tecnologia e é produzido todas as semanas pela redação brasileira da Deutsche Welle, em Bonn, na Alemanha.

O programa é exibido no Brasil pelo Futura às segundas-feiras, às 21h30 com reprise sexta e domingo; pela Rede Minas aos sábados, às 14h30, com reprise às sextas-feiras, às 13h30; pela TV Brasil todos os sábados às 12h, com reprise aos domingos às 15h30; pela TV Cultura aos domingos às 23h30; pela TV Câmara Tupã todos os sábados às 18h, com reprise às terças-feiras, às 19h40 e pela TV Climatempo aos sábados às 9h30, com reprise às terças e aos domingos. Você também pode ver vídeos do programa no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro.

O Futurando é transmitido ainda em Moçambique pela Rede Tim, aos sábados, às 14h30.

Deutsche Welle A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade