PUBLICIDADE

Ministros de Energia do G20 estudam aplicação dos acordos de Paris

29 jun 2016 - 11h04
Compartilhar
Exibir comentários

Os ministros de Energia do G20 se reúnem a partir desta quarta-feira em Pequim em busca de fórmulas para aplicar os acordos alcançados na Cúpula sobre a Mudança Climática de Paris (COP21) de dezembro como principal objetivo.

Este encontro de dois dias começou com uma densa camada de poluição no céu de Pequim, uma cidade conhecida mundialmente por isso, e pouco depois que a Agência Internacional da Energia (AIE) alertou em um informe que este problema provoca 6,5 milhões de mortes prematuras por ano em todo o planeta.

"A China tem feito conquistas para sanar a magnitude de seu problema de poluição atmosférica e merece elogio pelos esforços feitos para resolver esta questão", disse o presidente da AIE, Fatih Birol, em seu discurso na reunião do G20.

Birol garantiu que, para cumprir com os compromissos adquiridos em Paris, o gigante asiático deve implementar mais controles de emissões poluentes industriais, melhorar sua eficiência energética e endurecer as normativas.

Neste sentido, o vice primeiro-ministro chinês Zhang Gaoli ressaltou a importância de desenvolver um fornecimento energético de baixa emissão poluente, em declarações citadas pela agência oficial "Xinhua".

O dirigente chinês recalcou o compromisso de seu país, maior emissor de gases do efeito estufa do mundo, para aumentar o peso das energias limpas.

O vice-primeiro-ministro avançou que a China controlará o consumo total de energia, investirá em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias deste campo e potencializará o uso de redes elétricas inteligentes.

Além disso, Zhang pediu aos membros do G20 que iniciem mecanismos para reforçar a cooperação internacional em matéria de energia, com uma plataforma para compartilhar as inovações tecnológicas neste campo e melhorar as infraestruturas energéticas e garantir sua segurança.

EFE   
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade