PUBLICIDADE

Membro do júri critica atribuição do Nobel de Física: "decisão foi errada"

9 out 2013 - 06h41
(atualizado às 06h43)
Compartilhar
Exibir comentários

O Prêmio Nobel de Física, atribuído a dois cientistas pela formulação teórica do "Bóson de Higgs", deveria ter sido concedido a uma organização científica europeia, o CERN, que confirmou a descoberta, declarou nesta quarta-feira um membro do júri.

"Penso que (a decisão) foi errada", indicou à AFP Anders Barany, membro da Real Academia de Ciências da Suécia, em referência à decisão anunciada na terça-feira, com uma hora de atraso devido às longas discussões entre os membros do júri.

"Penso que estes pesquisadores experimentais fizeram um fantástico trabalho e deveriam ser recompensados", acrescentou.

O inglês Peter Higgs e o belga François Engler ganharam o Prêmio Nobel de Física 2013 por seus trabalhos teóricos dos anos 60 sobre o Bóson de Higgs, partícula elementar que explica a origem da massa.

Quase 50 anos depois e após diversas tentativas frustradas de confirmar a existência desta partícula, a Organização Europeia de Pesquisa Nuclear (CERN, com sede em Genebra) anunciou sua descoberta em 2012, graças às pesquisas realizadas no Grande Colisor de Hádrons, o maior acelerador de partículas do mundo, situado debaixo da terra, na fronteira entre Suíça e França.

Muitos esperavam que o laboratório dividisse o prêmio Nobel, mas ele foi apenas mencionado em uma breve nota que acompanhava a decisão.

"Isto nunca aconteceu antes. É um bom reconhecimento, mas não acredito que seja suficiente", afirmou Barany.

Embora no passado diferentes organizações tenham recebido o Nobel da Paz, isto nunca ocorreu com os prêmios científicos.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade