PUBLICIDADE

Leonardo DiCaprio e Google lançam mapa virtual da pesca comercial no mundo

15 set 2016 - 20h10
Compartilhar
Exibir comentários

Leonardo DiCaprio anunciou nesta quinta-feira o lançamento de um site que permite acompanhar todos os grandes navios pesqueiros comerciais do mundo quase em tempo real, algo que o ator espera que ajude a "proteger" oceanos cada vez mais frágeis e ameaçados pela pesca ilegal.

A ferramenta gratuita, disponível no site www.globalfishingwatch.org, é fruto de uma parceria entre o Google e as organizações Oceana e SkyTruth, com o apoio da fundação Leonardo DiCaprio e outras associações dedicadas à conservação ambiental.

"Espero que isto encoraje cidadãos de todo o mundo para que se transformem em poderosos ativistas", disse DiCaprio durante a 3ª Conferência Internacional Nosso Oceano, que começou hoje e termina amanhã em Washington.

O vencedor do Oscar, que há anos promove a luta contra a mudança climática, opinou que as "medidas inovadoras" são a única forma de salvar o oceano, que "já não pode suportar o nível de contaminação" ao qual está exposto pela ação humana.

"Não haverá maravilhas que descobrir no oceano para nossos filhos e netos se não nos obrigarmos a ser mais audazes e tomar medidas agora para proteger nossos mares antes que seja tarde demais", advertiu o ator.

O mapa virtual lançado hoje mostra "a aparente atividade pesqueira de 35.000 navios pesqueiros comerciais que operam no mundo todo" em tempo "quase real", e será atualizado regularmente para mostrar novas embarcações e refletir a atividade pesqueira desde 2012, segundo um comunicado divulgado pelas organizações envolvidas.

"O Global Fishing Watch é uma ferramenta poderosa para ajudar a restaurar nossos oceanos, porque permitirá aos gerentes de pescas entender e conduzir melhor a atividade pesqueira em suas áreas e também ajudará às agências governamentais a combater a pesca ilegal", indicou o comunicado.

O aplicativo se alimenta de dados públicos do Sistema de Identificação Automática (AIS, na sigla em inglês), colhidos por terra e por satélite, para mostrar para onde se dirigem os navios pesqueiros.

DiCaprio relatou que ao rodar um novo documentário sobre mudança climática, "Before The Flood", pôde comprovar como nos recifes de coral das Bahamas não há "nem um só peixe à vista, é um cemitério".

"Esse é o estado da maioria dos recifes de coral do mundo, são ecossistemas que destruímos", lamentou.

EFE   
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade