PUBLICIDADE

Hollande rejeita questionamentos ao acordo sobre mudança climática

31 dez 2016 - 17h42
(atualizado às 18h26)
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente da França, François Hollande, garantiu neste sábado que o país não permitirá qualquer contestação ao acordo sobre mudança climática assinado em Paris, em dezembro do ano passado, em mensagem claramente direcionada ao futuro mandatário dos Estados Unidos, Donald Trump, mesmo sem citar seu nome.

"A França não deixará que ninguém, nem nenhum Estado, por maior que seja, questione esta conquista da comunidade internacional", disse Hollande, no discurso de Ano Novo.

Recentemente, Trump, que tomará posse em 20 de janeiro, deu a entender que não pretende respeitar o acordo para limitar o aquecimento global, apesar de os EUA terem participado do pacto firmado há um ano.

O presidente francês defendeu a pertinência desse pacto internacional para limitar o aquecimento global e "a imperiosa necessidade" de aplicá-lo lembrando os picos de contaminação atmosférica que sofreram Paris e outras regiões da França nas últimas semanas.

Por outro lado, Hollande justificou os esforços da política de defesa para que a França possa "reafirmar sua independência", sobretudo no momento atual com "um clima de Guerra Fria".

"É preciso fazer todo o possível para preservar esta liberdade estratégica, porque a França tem uma categoria e uma mensagem a defender, já que não aceita a violação dos direitos humanos mais elementares, a utilização das armas químicas, o massacre da população civil, como em Aleppo (Síria), a perseguição de minorias religiosas, a submissão da mulher", argumentou.

Por fim, Hollande acrescentou que a França procura soluções "sempre com o diálogo", também no Oriente Médio, assim como no desenvolvimento da África e na redução das desigualdades, que em sua opinião são as que permitirão controlar os fluxos migratórios.

EFE   
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade