PUBLICIDADE

"Hoje fazemos história nos esforços contra mudança climática", diz Ban

4 nov 2016 - 13h33
Compartilhar
Exibir comentários

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, destacou nesta sexta-feira o caráter histórico da entrada em vigor do Acordo de Paris contra a mudança climática e pediu ao mundo que matenha o que foi imposto para construir um planeta mais sustentável.

"Hoje fazemos história nos esforços da humanidade contra a mudança climática", disse Ban aos jornalistas antes de participar de um ato para comemorar a entrada em vigor do pacto internacional, o primeiro de caráter global em matéria de clima.

O chefe das Nações Unidas insistiu que a aplicação do Acordo representa um momento "transcendental" e demonstra o que o mundo pode fazer quando se une a favor de um bem comum.

"Durante a década passada formamos uma coalizão global contra a mudança climática. Funcionários, cientistas, líderes religiosos, empresários e ativistas de todo o mundo reconheceram que o futuro do povo e do planeta estava em jogo", afirmou.

"Eles fizeram possível este dia", disse o diplomata sul-coreano, que elegeu celebrar a entrada em vigor do Acordo de Paris reunindo-se com representantes da sociedade civil para escutar suas ideias.

Segundo Ban, o desafio passa agora por "manter o impulso" que permitiu a rápida aplicação do Acordo e transformá-lo em medidas concretas para avançar rumo a um mundo de baixas emissões e resistente à mudança climática.

"Agora é o momento de reforçar a determinação global, de fazer o que os cientistas pedem e de aproveitar a oportunidade para construir um mundo mais seguro e sustentável para todos", disse.

"Estamos em uma corrida contra o relógio", lembrou.

O Acordo de Paris foi adotado em 12 de dezembro de 2015 na capital francesa pelos 195 países signatários da Convenção- Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima e a União Europeia (UE).

Para ser efetivo, era necessário ser ratificado por pelo menos 55 países representantes de 55% das emissões mundiais de gases do efeito estufa, uma meta alcançada em 5 de outubro.

Como estava estabelecido no texto, o Acordo entrou em vigor hoje, 30 dias depois dessa data.

EFE   
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade