PUBLICIDADE

Governo peruano declara estado emergência na Amazônia por alto nível mercúrio

28 jul 2016 - 17h45
Compartilhar
Exibir comentários

O governo do Peru declarou nesta quinta-feira estado de emergência por 60 dias em 11 distritos da região amazônica de Madre de Dios, no sudeste do país, pela existência de mercúrio em níveis superiores aos limites permitidos no meio ambiente, devido à mineração ilegal na área.

Um decreto da presidência do Conselho de Ministros publicado no Diário Oficial nas últimas horas do mandato de Ollanta Humala, que passou a presidência hoje para Pedro Pablo Kuczynski, estabeleceu o retorno da medida adotada pelo governo pela primeira vez em 23 de maio, cuja vigência tinha expirado nesta semana.

O documento indicou que as condições sanitárias e ambientais que motivaram a outra declaração de estado de emergência ainda existem, e exigiu que as autoridades nacionais, regionais e locais executem as "ações imediatas e necessárias para reduzir os efeitos prejudiciais provocados pela situação".

O antigo decreto apontou que a presença de mercúrio nas águas dos rios de Madre de Dios é consequência das práticas inadequadas da mineração ilegal durante a extração de ouro.

As pessoas afetadas registraram altos níveis de mercúrio, em sua maioria, devido ao consumo de uma espécie específica de peixe, o piracatinga, muito comum na alimentação das comunidades locais, que é capaz de acumular no seu organismo o mercúrio encontrado no meio ambiente.

De acordo com o Ministério de Saúde do Peru, os altos níveis de mercúrio resultam em problemas "sérios, crônicos e complexos", especialmente em crianças e mulheres grávidas.

EFE   
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade