PUBLICIDADE

Futurando mostra laser inovador usado na arqueologia

28 fev 2017 - 05h21
Compartilhar
Exibir comentários

Tecnologia permite visualizar topografias escondidas embaixo de florestas. O programa também traz um método usado para acompanhar em tempo real a atividade dos neurônios.O LIDAR, um tipo de escaner a laser, está sendo usado por arqueólogos para enxergar a topografia de uma cidade francesa de dois mil anos escondida sob uma floresta. Vamos trazer no Futurando uma reportagem que explica como funciona essa tecnologia e como ela fez "reaparecer" o lugar onde ficava a antiga Bibracte.

No Centro Aeroespacial Alemão, o DLR, cientistas fazem testes de um modelo de avião movido a hidrogênio. O sistema inovador permitiria voos silenciosos e sem emissão de carbono. Mas uma aeronave assim ainda esbarra em limites. Por enquanto o número de passageiros transportados ainda é pequeno.

No programa também tem uma matéria sobre um recordista de memorização, que em 30 segundos consegue memorizar cartas de baralho. Soa genial, só que o truque dele é mais simples que parece. Você vai entender.

O cérebro, aliás, é um órgão extremamente complexo. Pesquisadores decidiram estudar a atividade de neurônios nos peixes para, em algum momento, aprender o suficiente e aplicar a técnica em humanos. Eles acompanham o trabalho das células nervosas em tempo real e projetam até imagens do fenômeno em 3D.

Uma outra equipe de cientistas quer saber se os macacos têm a capacidade de se colocar no lugar do outro, entender as intenções e prever ações nossas. No Futurando você vê um experimento que responde a essas dúvidas. Nem pense em perder!

O programa

O Futurando traz novidades sobre ciência, meio ambiente e tecnologia e é produzido todas as semanas pela redação brasileira da Deutsche Welle, em Bonn, na Alemanha.

O programa é exibido no Brasil pelo Futura às segundas-feiras, às 21h30 com reprise sexta e domingo; pela Rede Minas aos sábados, às 14h30, com reprise às sextas-feiras, às 13h30; pela TV Brasil todos os sábados às 12h, com reprise aos domingos às 15h30; pela TV Cultura aos domingos às 23h30; pela TV Câmara Tupã todos os sábados às 18h, com reprise às terças-feiras, às 19h40 e pela TV Climatempo aos sábados às 9h30, com reprise às terças e aos domingos. Você também pode ver vídeos do programa no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro.

O Futurando é transmitido ainda em Moçambique pela Rede Tim, aos sábados, às 14h30.

Deutsche Welle A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade