PUBLICIDADE

Estudo europeu alerta sobre diminuição dramática das geleiras na Bolívia

20 out 2016 - 12h55
Compartilhar
Exibir comentários

Um estudo elaborado pela União Europeia de Geólogos e divulgado pela revista "The Cryosphere" concluiu que as geleiras bolivianas encolheram 43% entre 1986 e 2014, uma tendência que seguirá esse curso curso se continuar o aumento global das temperaturas.

O catedrático da Universidade Metropolitana de Manchester (Reino Unido) e coordenador do estudo, Simon Cook, alertou que o retrocesso da neve "deixa lagoas que podem transbordar levando pela frente povos e infraestruturas situadas águas abaixo".

O relatório afirma que esta circunstância também ameaça o fornecimento de água para consumo, irrigação e produção de energia hidrelétrica, já que por exemplo entre 15% e 30% do fornecimento de água para a área de La Paz e El Alto, que supera 2 milhões de habitantes, procede do degelo estacional.

Os geólogos mediram a área ocupada pelas geleiras no país andino utilizando imagens captadas pelo satélite Landsat, do programa de observação da terra do Serviço Geológico dos Estados Unidos e da Nasa.

Desta maneira, concluíram que a superfície ocupada pelas geleiras bolivianas diminuiu desde 530 quilômetros quadrados em 1986 até 300 quilômetros quadrados em 2014.

A equipe alertou sobre o perigo que um eventual transbordamento das lagoas pode trazer, especialmente para zonas isoladas.

Neste sentido, o estudo identificou diversas lagoas e açudes que correm este risco, mas afirmou que sabe-se pouco sobre as consequências destes fenômenos, chamados "inundações catastróficas", assim como das consequências do degelo para o fornecimento de água.

O pesquisador do Instituto Boliviano da Montanha e coautor do estudo Dirk Hoffmann, documentou em 2009 uma inundação destas características na área montanhosa de Apolobamba, que causou a morte de gado, destruição de cultivos e a incomunicação de um povo durante meses pela destruição de uma estrada.

"Por serem localidades muito isoladas, afastadas de cidades, as autoridades em nível nacional e a população em geral não são conscientes sobre os perigos que estas comunidades de montanha enfrentam por causa da mudança climática e não estão sendo tomadas as medidas adequadas", lamentou Hoffman em declarações à "Cryosphere".

EFE   
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade