Telescópio da Nasa enfrenta problemas a milhares de quilômetros da Terra

10 abr 2016 - 15h52
Exibir comentários

O telescópio Kepler da Nasa, que procura planetas habitáveis através do espaço, está enfrentando problemas e se encontra em "modo de emergência" a 120.700.800 quilômetros da Terra, informou a Agência Espacial dos Estados Unidos neste domingo em comunicado.

Os engenheiros da agência espacial descobriram na quinta-feira que o Kepler estava em modo de emergência, o nível operacional mais baixo da nave, indicou hoje em uma nota oficial o chefe da missão deste telescópio, Charlie Sobeck.

"Tirar a nave do estado de emergência é uma prioridade para nossa equipe neste momento", ressaltou Sobeck.

A equipe encarregado do Kepler declarou o nível de "emergência" na nave espacial, o que lhes permite ter um acesso prioritário às comunicações que a Nasa envia ao espaço.

Apesar destes esforços, a grande distância que separa a nave da Terra dificulta as comunicações e as torna muito lentas, de modo que mesmo à velocidade da luz um sinal de som demoraria 13 minutos para chegar até a nave e voltar, segundo a Nasa.

O último contato com o telescópio Kepler aconteceu no último dia 4 de abril e, então, a nave operava corretamente.

O Kepler completou sua primeira missão espacial em 2012 e, desde então, alertou à Nasa sobre a possível existência de 5.000 planetas fora do sistema solar, dos quais a agência espacial já pôde confirmar a existência de mil.

Em 2014 o Kepler começou uma nova missão chamada "K2" e com a qual, além de buscar planetas fora do sistema solar, o telescópio tenta identificar estrelas jovens, supernovas e outros corpos astronômicos.

Entre as maiores conquistas do telescópio está a descoberta em 2015 do "primo da Terra", nome com o qual a Nasa batizou o primeiro planeta descoberto em uma zona habitável na órbita de uma estrela similar ao sol, o que transforma este corpo em um dos melhores candidatos para abrigar vida extraterrestre.