PUBLICIDADE

Space X lança cápsula Dragon em direção à Estação Espacial Internacional

8 abr 2016 - 20h10
Compartilhar
Exibir comentários

A empresa Space X lançou nesta sexta-feira a cápsula Dragon para levar mais de 3.175 quilos de provisões e equipamentos científicos, entre eles materiais para experimentos com microgravidade, para os astronautas que estão na Estação Internacional Internacional (ISS).

A cápsula foi colocada em órbita às 4h43 locais (17h43 em Brasília) no Cabo Canaveral (Flórida). O lançamento foi transmitido ao vivo pela Agência Espacial dos Estados Unidos (Nasa).

Esta é a oitava missão deste tipo, mas dessa vez, quando a Dragon já estava em órbita e indo em direção à ISS, a SpaceX conseguiu pela primeira vez que o foguete Falcon 9 aterrissasse em uma plataforma fluente para drones localizada no Oceano Atlântico.

Entre o material a bordo da cápsula Dragon destaque do equipamento para testar a microgravidade em um habitat especial, destinado a pesquisas médicas e capaz de "revolucionar o trabalho e a vida na ISS", ressaltou a Nasa em comunicado.

"Os pesquisadores poderão fazer experimentos com as condições de microgravidade para testar a viabilidade de habitats espaciais expansíveis e avaliar o impacto de anticorpos no desgaste muscular", explicou a vice-administradora da Nasa, Dava Newman.

Os suprimentos transportados pela cápsula também permitiram que os astronautas realizem pesquisas para ajudar no desenvolvimento de novos remédios e averiguar como os micróbios poderiam afetar a saúde da tripulação durante uma missão espacial de longa duração.

A Nasa prevê que a Dragon aterrissará no Oceano Pacífico no dia 11 de maio, trazendo de volta 1.587 quilos de materiais científicos.

A Rússia comanda a ISS desde 2011, quando a Nasa encerrou os voos de suas naves espaciais. O transporte dos astronautas à estação está sob a responsabilidade do programa russo Soyuz.

A dependência sempre incomodou o governo de Barack Obama, que avalia que um país como os EUA não podem precisar de terceiros para enviar ou trazer de volta seus astronautas do espaço.

Por isso, a Casa Branca escolheu em setembro de 2014 duas empresas privadas americanas, a Boeing e a Space X, para levar os astronautas ao espaço em veículos com tecnologia do país.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade