PUBLICIDADE

Primeira astronauta italiana a viajar ao espaço chega à ISS

Samantha Cristoforetti é também a primeira europeia a trabalhar na estação internacional em 13 anos. Ao lado de dois colegas, ela substitui o trio que retornou à Terra neste mês e incluía o alemão Alexander Gerst

24 nov 2014 - 12h45
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Novos integrantes juntam-se a outros tr&ecirc;s astronautas que j&aacute; est&atilde;o a bordo da ISS</p>
Novos integrantes juntam-se a outros três astronautas que já estão a bordo da ISS
Foto: EFE

Seis horas após o lançamento de uma nave do tipo Soyuz, no Cazaquistão, três novos integrantes chegaram à Estação Espacial Internacional (ISS) nas primeiras horas desta segunda-feira, anunciou a Agência Espacial Americana (NASA).

O trio de astronautas inclui Samantha Cristoforetti, primeira mulher europeia a trabalhar na ISS em 13 anos. Ela, que é também a primeira astronauta italiana a ir ao espaço, viajou acompanhada do norte-americano Terry Virts e do russo Anton Shkaplerov.

Cristoforetti é piloto da Força Aérea da Itália e estudou na Universidade das Forças Armadas Alemãs, em Munique. "Gosto de desafios e quero vivenciar essa missão o mais intensamente possível", disse antes da partida rumo ao espaço.

Os novos integrantes juntam-se a outros três astronautas que já estão a bordo da ISS. A equipe vai continuar os trabalhos iniciados pelo grupo anterior, do qual faziam parte o russo Maxim Suraev, o norte-americano Reid Wiseman e o alemão Alexander Gerst, que retornaram à Terra no dia 10 deste mês.

Nesta segunda-feira, Gerst cumprimentou os colegas por sua conta no Twitter: "Parabéns. Acompanhei de perto o lançamento de vocês".

Além de seguirem com as pesquisas em ambiente de microgravidade, os novos tripulantes terão muito trabalho nos próximos seis meses. Eles vão preparar a estação para receber visitantes de viagens espaciais comerciais, programadas para ter início em 2017.

Entre os suprimentos que os astronautas levaram consigo estavam caviar e uma máquina de café expresso.

Deutsche Welle A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade