PUBLICIDADE

Nave russa Soyuz MS-01 se acopla com sucesso à ISS

9 jul 2016 - 02h08
Compartilhar
Exibir comentários

A nave tripulada russa Soyuz MS-01, a primeira de sua geração, se acoplou neste sábado com sucesso à Estação Espacial Internacional (ISS), informou o Centro de Controle de Voos Espacial da Rússia.

"O acoplamento foi feito às 7h06 (horário de Moscou) 1h06 (de Brasília)", anunciou o locutor do Centro de Controle de Voos, citado pelas agências russas.

O russo Anatoli Ivanishin, o japonês Takuya Onishi e a americana Kathleen Rubins chegaram em seu destino após dois dias de voo onde os novos sistemas da nave foram submetidos a vários testes.

A manobra de acoplamento foi executada por um novo sistema de navegação "Kurs", equipado com câmaras de televisão digital que permitiram aos técnicos do Centro de Controle em terra ver o porto de engate.

As escotilhas serão abertas entre 9h50 e 10h20 (horário de Moscou), depois que seja verificada aperto do acoplamento e se iguale a pressão da Soyuz à da ISS, informou a agência espacial russa, Roscosmos.

Os astronautas recém-chegados foram recebidos pelos russos Aleksei Ovchinin e Oleg Skripochka, e o americano Jeffrey Williams, que estão na plataforma desde o mês de março.

A missão dos tripulantes da Soyuz MS-01 a bordo da ISS terá duração de quatro meses, onde terão que executar um programa de tarefas, incluindo a manutenção da plataforma e a realização de um total de 39 experimentos em diversos campos científicos.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade