PUBLICIDADE

Nave espacial de carga Progress decola rumo à ISS

31 mar 2016 - 14h17
Compartilhar
Exibir comentários

A segunda nave espacial de carga Progress da série MS de última geração, decolou nesta quinta-feira a partir da base de Baikonur (Cazaquistão) rumo à Estação Espacial Internacional (ISS).

O foguete portador "Soyuz 2.1a", com a nave Progress a bordo, decolou às 19h24 em Moscou (13h24, em Brasília), informou o Centro de Controle de Voos russo.

O novo cargueiro, que deverá acoplar-se à plataforma orbital após 48 horas de voo, leva à tripulação da ISS 2,5 toneladas de carga, incluídos mantimentos, água, combustível e oxigênio comprimido.

Os Progress MS, que substituem as naves da série M-M, estarão em serviço durante uma década.

O cargueiro, integralmente digitalizado, conta com motores de reserva em seu mecanismo de acople, novos sistemas de telemetria, aproximação e acoplamento à ISS que melhoram a segurança da nave durante a fase mais crítica do voo.

Este foi o quarto lançamento de uma nave russa desde o grave acidente sofrido há um ano pela Progress M-27M, que desviou de sua órbita e acabou se desintegrando nas camadas mais densas da atmosfera.

Até então, o programa Progress, um dos grandes orgulhos da indústria aeroespacial russa, tinha tido um histórico praticamente imaculado em 35 anos de serviços, já que seu único acidente, em agosto de 2011, foi provocado por uma falha do foguete portador.

A cada ano, a Rússia envia entre três e quatros cargueiros com provisões para a Estação Espacial Internacional, um projeto no qual participam 16 países e que tem um custo estimado em US$ 100 bilhões.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade