PUBLICIDADE

Nasa lança sonda amanhã para entender o começo do Sistema Solar

7 set 2016 - 22h46
Compartilhar
Exibir comentários

A Nasa (agência aeroespacial americana) tem tudo pronto para lançar nesta quinta-feira a sonda espacial Osiris REX, que irá ao encontro do asteroide Bennu com a finalidade de entender a "infância" do Sistema Solar.

A sonda, batizada como Origens, Interpretação Espectral, Identificação de Recursos, Segurança e Explorador de Regolitos (Osiris-REX, na sigla em inglês) pretende chegar ao asteroide, coletar amostras de sua superfície com seu braço robótico e retornar com elas à Terra para sua análise.

O pesquisador principal da missão, Dante Lauretta, afirmou em entrevista coletiva esta semana que a obtenção de amostras para sua análise minuciosa e em profundidade na Terra é o fator fundamental desta missão.

Bennu, de 500 metros de largura e que viaja a cerca de 100.000 km/h, foi escolhido pela Nasa como o objeto desta missão por tratar-se de um asteroide primitivo cuja superfície está coberta com materiais similares aos que predominavam no início da formação do Sistema Solar.

A sonda Osiris-REX deve chegar ao asteroide em 2018, para mapeá-lo em detalhe, calcular sua composição e medir seu movimento, entre outras coisas, antes de coletar as amostras (pelo menos 60 gramas de material) e retornar à Terra, algo que se espera para setembro de 2023.

Esta é a primeira missão da Nasa em que se envia uma sonda para coletar amostras de um asteroide e retornar com elas à Terra, algo que já fez há uma década a Agência Espacial Japonesa com a missão Hayabusa e o asteroide Itokawa.

Bennu, composto principalmente por carbono e muito provavelmente por silicatos alterados pela presença de água, tem materiais mais parecidos aos que havia no princípio da formação do Sistema Solar por não ter sofrido tanto grau de aquecimento graças a sua distância do Sol.

Situado a uma órbita a cerca de 480.000 quilômetros da Terra, este asteroide é um dos considerados próximos a nosso planeta, já que a grande maioria está no denominado cinturão principal, uma espécie de anel entre Marte e Júpiter no qual se encontram confinados.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade