Nasa afirma que lua de Saturno pode ter condições de abrigar organismos vivos

13 abr 2017 - 16h45
Exibir comentários

A Nasa confirmou nesta quinta-feira a descoberta de hidrogênio em Encélado, uma das luas de Saturno, o que pode significar a existência de microrganismos vivos no satélite.

"O hidrogênio encontrado tem quase todos os ingredientes necessários para suportar a vida na Terra", afirmou em entrevista coletiva Linda Spilker, uma das cientistas que monitoram a sonda espacial internacional Cassini, que orbita Saturno desde 2004.

O trabalho de pesquisadores da missão Cassini, publicado hoje na revista Science, aponta que o gás de hidrogênio que potencialmente poderia proporcionar uma fonte de energia química para a vida, fica no oceano congelado de Encélado.

A presença de hidrogênio no oceano dessa lua indica que micróbios - se existentes - poderiam utilizá-lo para obter energia combinando-o com dióxido de carbono dissolvido na água, segundo os cientistas.

Esta reação química, conhecida como "metanogênese" está na raiz da árvore da vida na Terra, e inclusive pode ter sido crítica para a origem da vida em nosso planeta, ainda de acordo com o trabalho.

"Isto é o mais próximo que estivemos, até agora, da identificação de um lugar com ingredientes necessários para um entorno habitável", declarou Thomas Zurbuchen, administrador associado da missão científica da Nasa.

Para ele, estes resultados aproximam a humanidade da resposta para a dúvida sobre se realmente estamos sós ou não no universo.

A sonda Cassini, um projeto conjunto da Nasa com a Agência Espacial Europeia (ESA) e a italiana (ASI), será colocada em uma trajetória por uma zona não explorada entre Saturno e seus anéis para que, a 122 mil quilômetros por hora, entre na atmosfera gasosa do planeta em setembro.