PUBLICIDADE

Missão espacial Shenzhou 11 aterrissa com sucesso na China

18 nov 2016 - 06h28
(atualizado às 08h42)
Compartilhar
Exibir comentários

A missão espacial Shenzhou 11, da China, com dois astronautas a bordo, aterrissou nesta sexta-feira com sucesso na região da Mongólia Interior, no norte do país, após passar o último mês em órbita.

Por volta das 14h (hora local), o módulo que transportava aos astronautas Jing Haipeng e Chen Dong pousou como o previsto, em uma manobra transmitida ao vivo pela televisão oficial chinesa "CCTV".

Módulo do Shenzhou XI aterrissou na Mongólia trazendo dois astronautas
Módulo do Shenzhou XI aterrissou na Mongólia trazendo dois astronautas
Foto: Reprodução/YouTube

A Shenzhou 11 decolou no dia 17 do mês passado, se acoplou após dois dias de viagem ao laboratório espacial Tiangong 2 e permaneceu em órbita durante 30 dias até que se separou, ontem, para realizar a viagem de volta.

Depois da aterrissagem, que aconteceu dentro do perímetro planejado, as equipes de busca e assistência aos astronautas demoraram alguns minutos para encontrar a localização exata da cápsula espacial, já que havia menos visibilidade do que esperado.

"As missões Shenzhou 11 e Tiangong 2 tiveram um completo sucesso", afirmou o general Zhang Youxia, comandante chefe da missão espacial.

Os astronautas seguirão para um hospital da região para passar por revisões médicas e depois seguirão para Pequim, onde realizarão um processo de readaptação à gravidade que, segundo os especialistas citados pela imprensa chinesa, pode durar algumas semanas.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade