PUBLICIDADE

Cientistas encontram molécula prebiótica no espaço

15 jun 2016 - 02h38
Compartilhar
Exibir comentários

Um grupo de cientistas do Instituto de Tecnologia da Califórnia, nos Estados Unidos, encontrou pela primeira vez uma molécula prebiótica no espaço, fora de nosso sistema solar, segundo um estudo publicado nesta terça-feira na revista "Science".

A descoberta, segundo os autores da pesquisa, ajuda a dar um passo adiante na compreensão sobre um dos maiores mistérios da origem da vida.

A molécula descoberta é uma quiral, ou seja, que não pode ser sobreposta à sua imagem refletida, cujo tipo é crucial para o desenvolvimento da vida como a conhecemos, já que qualquer organismo vivo é sensível ao uso de uma ou outra dessas moléculas.

Os cientistas usaram um telescópio molecular prebiótico interestelar para buscar moléculas quirais no espaço e encontraram uma chamada óxido de propileno (CH3CHOCH2).

"É a primeira molécula detectada no espaço e que tem a propriedade de quiralidade, que é um passo pioneiro em nossa compreensão de como as moléculas prebióticas são criadas no espaço e os efeitos que podem ter sobre a origem da vida", disse Brandan Carroll, um dos autores do estudo.

Embora o óxido de propileno não seja utilizado pelos seres vivos, sua presença no espaço é um sinal de que podem existir outras moléculas quirais no cosmos.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade