PUBLICIDADE

Agência Europeia espera dados da Nasa para saber destino de módulo em Marte

19 out 2016 - 16h19
Compartilhar
Exibir comentários

A Agência Espacial Europeia (ESA) espera receber dados do satélite MRO da Nasa para saber o que ocorreu com o módulo Schiaparelli, equipamento que perdeu o sinal por 30 segundos antes de tocar a superfície de Marte.

A ESA informou hoje, desde seu centro de controle de operações em Darmstadt, na Alemanha, que recebeu o sinal do módulo em Pune, na Índia. As informações indicam que o Schiaparelli entrou na atmosfera de Marte, mas teve dificuldades nos momentos mais complexos da viagem, quando pode haver tempestades de pó, pouco antes de pousar.

O diretor de voo da ESA, Paolo Ferri, informou que no primeiro sinal foi possível observar o início da aterrissagem, a abertura do paraquedas e a separação do escudo frontal do módulo. Depois, o sinal se perdeu e não se sabe se o equipamento pousou em Marte.

Dados do satélite Mars Express, que também orbita Marte e gravou a sequência da queda, indicam que o módulo seguiu os passos programados até se desprender do paraquedas e da proteção térmica. A partir desse ponto, os cientistas não sabem o que ocorreu.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade