PUBLICIDADE

ESA divulga fotos em alta resolução do módulo Schiaparelli

Equipamento caiu durante processo de pouso em Marte

27 out 2016 - 19h32
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Reprodução

A Agência Espacial Europeia (ESA) divulgou nesta quinta-feira (27) as primeiras fotos em alta resolução dos restos do módulo Schiaparelli, que devia ter pousado em Marte em 19 de outubro, mas acabou se chocando contra o solo do planeta vermelho a 300 km/h.

As imagens foram feitas pela sonda Mars Reconnaissance Orbiter (MRO), da Nasa, na última terça (25) e mostram detalhes da cratera formada pelo impacto e do paraquedas preso à parte posterior do equipamento. "As dimensões da cratera são de 2,5 metros, compatíveis com as estimativas iniciais", disse o italiano Paolo Ferri, responsável pelas operações de voo das missões da ESA.

Segundo ele, há nas fotos um terceiro objeto, que parece ser um escudo térmico, situado a um quilômetro de distância. "Há pontinhos brancos que podem ser detritos dispersados pelo solo após a explosão do veículo. Também é misteriosa a faixa escura perto da cratera", acrescentou Ferri.

É possível que tais enigmas sejam apenas imperfeições das imagens, mas será preciso esperar fotos de outros ângulos para chegar a uma conclusão. O módulo Schiaparelli era parte da missão ExoMars, que tem como objetivo procurar sinais de vida bacteriana em Marte.

No entanto, o equipamento teve uma falha nos propulsores e acabou caindo no solo do planeta. A missão também inclui a sonda Trace Gas Orbiter (TGO), que foi bem sucedida em sua aproximação do astro vermelho e agora está em sua órbita à procura de gases que podem indicar a presença de vida. 

Foto: Reprodução
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade