PUBLICIDADE

De balão pelo Cerrado brasileiro

16 jan 2017 - 14h37
(atualizado às 16h00)
Compartilhar
Exibir comentários

Futurando sobrevoou o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros para revelar as belezas do Cerrado brasileiro. Esta edição fala ainda do jeito vegano de fazer tatuagem. Confira os destaques.Esta semana o Futurando está de passagem pelo Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, Patrimônio Mundial da Unesco. A nossa equipe viajou até lá para mostrar os efeitos da expansão desordenada da atividade agrícola e como isso dificulta o Cerrado a se manter de pé. Apesar de toda degradação, do alto o bioma brasileiro segue revelando paisagens de tirar o fôlego.

Com o rítmo de exploração que o meio ambiente vem sofrendo, no futuro pode ser que só sobrevivam animais como o antílope saiga, nativo de uma zona chamada Eurásia, que compreende a área dos continentes europeu e asiático juntos. É que esses animais suportam a falta de água, comida e qualquer tipo de temperatura. Conheça melhor esse animal tão único nesta edição.

Mas, ainda que resistentes a condições climáticas adversas, as saigas são sensíveis a outros fatores que os pesquisadores desconhecem. Uma equipe da Sociedade Zoológica de Frankfurt foi até o Cazaquistão para tentar entender por que 100 mil delas morreram quase de uma vez. A suspeita é que tenha sido por causa de uma bactéria. No programa você confere mais sobre essa pesquisa.

A edição traz também uma reportagem sobre um bicho curioso chamado rato-toupeira pelado. Ele não gosta de luz, vive em túneis debaixo da terra, e possui características que muitos de nós procuramos: não envelhece fácil, não fica doente e não precisa beber água. É uma raridade entre os mamíferos. Qual seria o segredo desse animal? Cientistas estão tentando descobrir.

Para encerrar, o programa volta ao tema das tatuagens, discutido em outras edições, mas dessa vez com a história de uma brasileira que trabalha num estúdio vegano em Munique. Ela usa nos clientes tintas sem substâncias de origem animal. É uma nova tendência no setor. Não perca!

O programa

O Futurando traz novidades sobre ciência, meio ambiente e tecnologia e é produzido todas as semanas pela redação brasileira da Deutsche Welle, em Bonn, na Alemanha.

O programa é exibido no Brasil pelo Futura às segundas-feiras, às 21h30 com reprise sexta e domingo; pela Rede Minas aos sábados, às 14h30, com reprise às sextas-feiras, às 13h30; pela TV Brasil todos os sábados às 12h, com reprise aos domingos às 15h30; pela TV Cultura aos domingos às 23h30; pela TV Câmara Tupã todos os sábados às 18h, com reprise às terças-feiras, às 19h40 e pela TV Climatempo aos sábados às 9h30, com reprise às terças e aos domingos. Você também pode ver vídeos do programa no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro.

O Futurando é transmitido ainda em Moçambique pela Rede Tim, aos sábados, às 14h30.

Deutsche Welle A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade