PUBLICIDADE

Correntes marítimas são tema do próximo Futurando

24 jan 2017 - 04h55
Compartilhar
Exibir comentários

O programa também vai mostrar uma cena única de um casal de gralhas-calvas fazendo ninho. Além de habilidosas, essas aves são muito inteligentes.Nesta edição, o Futurando se aventura por um percurso de cinco anos que as águas fazem para ir do mar do Caribe, na América Central, ao mar Báltico, no norte da Europa. Você vai entender como as correntes marítimas levam nutrientes e calor de um lado para o outro.

Mas, para a ciência, não basta apenas conhecer superficialmente o fenômeno. O programa acompanhou pesquisadores que usaram um dirigível para observar e analisar essas correntes, assim como a formação de redemoinhos. O principal desafio é fazer tudo com rapidez porque eles podem durar poucas horas.

Vamos falar também de água doce e potável, um bem raro em muitos lugares. A saída para momentos de escassez pode ser o consumo das reservas subterrâneas. Elas têm volume suficiente para cobrir a superfície do planeta em pouco mais de 10 metros. Não dá, de toda forma, para abusar. É preciso consciência para recorrer a esse tipo de fonte.

O Futurando preparou ainda uma reportagem sobre um asfalto hightech que, quando puder mesmo ser usado, deve dar menos trabalho na hora da manutenção. Com uma massa magnética, cientistas acreditam que a estrada vai praticamente se autoreparar.

Para encerrar, você vai ver uma cena da natureza típica do inverno: um casal de gralhas-calvas construindo o ninho na cidade de Augsburg, no sul da Alemanha. Essas aves, além de companheiras e habilidosas, são inteligentes. Assim, quem é vizinho delas até supera o fato de serem tão barulhentas. Tudo isso e muito mais está no próximo Futurando!

O programa

O Futurando traz novidades sobre ciência, meio ambiente e tecnologia e é produzido todas as semanas pela redação brasileira da Deutsche Welle, em Bonn, na Alemanha.

O programa é exibido no Brasil pelo Futura às segundas-feiras, às 21h30 com reprise sexta e domingo; pela Rede Minas aos sábados, às 14h30, com reprise às sextas-feiras, às 13h30; pela TV Brasil todos os sábados às 12h, com reprise aos domingos às 15h30; pela TV Cultura aos domingos às 23h30; pela TV Câmara Tupã todos os sábados às 18h, com reprise às terças-feiras, às 19h40 e pela TV Climatempo aos sábados às 9h30, com reprise às terças e aos domingos. Você também pode ver vídeos do programa no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro.

O Futurando é transmitido ainda em Moçambique pela Rede Tim, aos sábados, às 14h30.

Deutsche Welle A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade