PUBLICIDADE

Conheça as frases que Charles Darwin nunca disse

12 fev 2009 - 12h06
(atualizado às 12h28)
Compartilhar

Charles Darwin, cujo bicentenário é celebrado nesta quinta-feira, é citado com frequência, a ponto de diversas frases utilizadas correntemente - inclusive por prestigiosas instituições científicas - serem atribuídas a ele de maneira errônea e não passarem de meras invenções.

Replica do escritório do cientista exposta na mansão onde ele morava
Replica do escritório do cientista exposta na mansão onde ele morava
Foto: Getty Images

O naturalista britânico que revolucionou a Biologia era um homem prudente e se preocupava com as repercussões de suas obras. A isso se deve o fato de utilizar um estilo cheio de rodeios que se prestava pouco às frases impactantes, fáceis de recordar e populares.

"As espécies que sobrevivem não são as espécies mais fortes, nem as mais inteligentes, e sim aquelas que se adaptam melhor às mudanças". A frase soa bem, mas não é de Darwin, embora tenha sido atribuída a ele. No entanto, está gravada em uma placa de mármore do átrio da Academia de Ciências da Califórnia e figura atualmente em uma exposição dedicada à Paleontologia na Cidade das Ciências de Paris.

Outra frase falsa foi utilizada pelo Museu de História Nacional de Londres, templo do darwinismo, no site dedicado à exposição de celebração do bicentenário de Darwin: "Na luta pela sobrevivência, os mais aptos ganham à custa de seus rivais, porque conseguem se adaptar melhor ao seu entorno".

"Estas frases não aparecem em momento algum na obra de Darwin", assegura Patrick Tort, autor de diversas obras sobre Darwin e o darwinismo, que trabalha no Museu Nacional de História Natural de Paris. O mais grave é que certas frases não só são atribuídas erroneamente a Darwin, como também nem sequer são fiéis a sua mentalidade.

Isso se explica pelo fato de que as espécies que têm mais chances de sobreviver não são as mais reativas a mudanças. "São as mais afortunadas, ou aquelas que já têm as boas características físicas para transmitir para a geração seguinte", explica o professor.

Alertado, o assessor de imprensa do museu londrino, Sam Roberts, respondeu: "Nossa equipe de internet examina atualmente a fonte da reprodução em questão para retificar qualquer erro de informação", indicando que a frase já havia sido retirada da rede.

"Darwin tem frases falsas atribuídas a ele porque todo mundo ouviu falar dele, mas quase ninguém leu", justifica o especialista em Darwin e professor de Cambridge, John van Wyhe. É sem dúvida o caso da companhia regional Darwin Airline, com sede na Suíça, que tem como lema "as espécies que sobrevivem não são as espécies mais fortes".

"Sabemos nos adaptar, somos flexíveis", explicou o assessor de comunicação da companhia aérea, Vincento Cammaroto, para justificar o nome da empresa. Cammaroto se mostrou menos preocupado com o erro da companhia do que com a ideia de alguns passageiros relacionarem a Darwin ao conceito de extinção.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
TAGS
Publicidade