PUBLICIDADE

Primavera começa com expectativa de chuvas por todo o País

23 set 2016 - 08h30
Compartilhar
Exibir comentários
Primavera começou na quinta-feira e vai até o dia 21 de dezembro
Primavera começou na quinta-feira e vai até o dia 21 de dezembro
Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Considerada por muitos a estação mais bonita e esperada do ano, a primavera começou oficialmente nessa quinta-feira (22) às 11h21. A estação chega com a expectativa de chuvas para os próximos meses na maior parte do Brasil.

Com a possível formação do fenômeno La Niña, que provoca a diminuição da temperatura no Oceano Pacífico, o clima e a temperatura durante a primavera podem ser alterados, trazendo para grande parte das regiões do País um fluxo maior de chuva, geadas e até granizo.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o La Niña ainda está em uma fase de neutralidade no oceano, com isso, as chuvas acabam favorecendo algumas regiões. O Nordeste, que enfrenta uma seca severa desde 2012, poderá ter chuvas concentradas em algumas cidades da região nesta estação.

Com mais de 90 dias sem chuvas significativas e com os reservatórios abaixo da média, o Centro-Oeste deve voltar a ter chuvas regulares e intensas. No Norte do País, a expectativa é de chuvas acima da média.

A região Sudeste também será atingida com chuvas acima da média, exceto algumas cidades, como São Paulo, em que o nível de chuva será abaixo do histórico. Nas áreas vulneráveis da região Sudeste, as chuvas devem provocar enxurradas.

O norte de Minas Gerais, que atualmente sofre com a seca, deve receber um fluxo maior de chuvas, amenizando a situação da região. O Rio São Francisco, que está em estiagem desde 2012, poderá aumentar seu nível de água durante a primavera.

A única região do país que não receberá um nível maior de chuva nesta estação é o Sul. A chuva será irregular, com nível abaixo do normal.

A primavera termina no dia 21 de dezembro, às 8h44, dando espaço para o verão.

Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
Publicidade
Publicidade