PUBLICIDADE

Poderoso tufão Lionrock chegará terça-feira à ilha principal do Japão

29 ago 2016 - 01h27
Compartilhar
Exibir comentários

O poderoso tufão Lionrock continua seu avanço rumo ao arquipélago japonês, onde a agência meteorológica nacional advertiu sobre intensas chuvas, ventos e maré devido à chegada da tempestade prevista para terça-feira.

Lionrock, o décimo tufão da temporada no Pacífico e catalogado como "muito forte", está a cerca de 350 quilômetros a sudeste da ilha Hachijo, no arquipélago de Izu, ao sul de Tóquio.

O tufão, a terceira tempestade deste tipo que chega ao país asiático em pouco mais de uma semana, se desloca em direção nordeste a uma velocidade de 25 km/h e traz ventos de até 216 km/h, segundo dados da Agência Meteorológica do Japão (JMA, na sigla em inglês).

O organismo estatal prevê que o tufão ganhe force e mude sua trajetória em direção noroeste nas próximas horas rumo à ilha principal de Honshu, a mais povoada do país, passando perto de Tóquio na terça-feira antes de seguir seu caminho rumo à China.

A JMA prevê ventos de mais de 180 km/h na região oriental de Tohoku, e de 126 km/h na região de Kanto (onde fica a capital japonesa) e na ilha de Hokkaido (norte).

Lionrock é o terceiro tufão que chega ao Japão desde o dia 21 de agosto, quando o primeiro deles, o Kompasu, deixou um morto na ilha de Hokkaido.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade