PUBLICIDADE

Cientistas estimam que um dos 10 maiores icebergs da Antártida pode se soltar

6 jan 2017 - 10h23
(atualizado às 13h04)
Compartilhar
Exibir comentários

Um iceberg de, aproximadamente, 5 mil quilômetros quadrados, considerado como um dos dez maiores registrados até hoje, está prestes a se desprender da Antártica, segundo a análise de cientistas da Universidade de Swansea, no País de Gales.

Uma longa rachadura no segmento Larsen C (um das três da Plataforma de gelo Larsen) aumentou rapidamente durante o mês de dezembro e, atualmente, só 20 quilômetros de gelo mantém o iceberg preso à plataforma. O Larsen C, de 350 metros de espessura, está localizado ao longo da parte leste do continente e ajuda a conter o fluxo das geleiras que estão trás.

De acordo com os especialistas, esse é um pedaço de gelo cuja extensão equivaleria a um quarto do território do País de Gales, por isso seu desprendimento poderia provocar outros. Os pesquisadores observaram a rachadura no Larsen C durante muitos anos, depois do colapso de Larsen A - o segmento menor - em 1995 e de Larsen B, que se desintegrou quase totalmente em 2002, embora restem alguns setores remanescentes.

"Se (o iceberg em Larsen C) não for embora nos próximos meses vou ficar assustado", disse à rede britânica "BBC" o professor Adrian Luckman, da Universidade de Swansea.

Ele explicou que foi possível observar o aumento da rachadura através de imagens de radar do satélite Esa Sentinel, e destacou que esse é um acontecimento geográfico e não climático, já que a fenda existiu por décadas, mas se aprofundou agora.

A preocupação dos cientistas é pela possibilidade de, caso o iceberg se desprenda, as geleiras acelerem seu movimento rumo ao mar, o que teria um impacto no nível das águas. De acordo com estimativas, se o gelo que a barreira Larsen C retém entrar no mar, o nível dos oceanos pode subir em até dez centímetros.

EFE   
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade