PUBLICIDADE

A.Saudita e EUA não querem referências à mudança climática em texto do G20

18 mar 2017 - 08h34
Compartilhar
Exibir comentários

Baden-Baden (Alemanha), 18 mar (EFE). - As delegações da Arábia Saudita e Estados Unidos pediram que seja retiradas as referências à mudança climática no comunicado final da reunião de ministros de Finanças do G20 que deverá ser aprovado neste sábado na cidade alemã de Baden-Baden.

Assim o informaram à Agência Efe fontes do G20 que explicaram que inicialmente os americanos tinham pedido que o tema fosse omitido porque ainda não tinham clareza sobre a forma como iriam enfrentar o problema.

Perante isso, a Arábia Saudita -um dos produtores de petróleo mais importantes do mundo- se uniu à posição dos EUA.

A presidência alemã inicialmente queria incluir na agenda e no comunicado final estratégias para o financiamento de medidas contra a mudança climática.

Ao grupo do G20 pertencem China, Índia, UE, EUA, Indonésia, Brasil, Rússia, México, Japão, Alemanha, Turquia, França, Reino Unido, Itália, África do Sul, Coreia do Sul, Argentina, Canadá, Arábia Saudita e Austrália e assistem como convidados países como Espanha.

Os países do grupo representam cerca de 84% da população mundial e aproximadamente 80% do PIB global.

Na reunião de Baden-Baden estão presentes, além disso, representantes de várias instituições internacionais, como do Banco Mundial e do Fundo Monetário Internacional.

EFE   
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade