PUBLICIDADE

As ameaças às tartarugas marinhas em Cabo Verde

7 mar 2017 - 09h57
Compartilhar
Exibir comentários

O Futurando também foi ver de perto a situação dos lêmures de Madagascar e você confere a reportagem nesta edição. Confira os outros detaques.Na reserva natural de Santa Luzia, uma das ilhas do arquipélago de Cabo Verde, a equipe da Deutsche Welle desembarcou para uma reportagem que você confere neste Futurando. Os repórteres foram ver a situação das tartarugas marinhas, hoje sob risco de serem extintas por conta de um costume da comunidade de lá: comer carne e ovos do animal.

Os lêmures de Madagascar, por outro lado, estão ameaçados pelo desmatamento. As florestas estão sendo engolidas pela agricultura. É uma realidade que também põe em perigo a sobrevivência de várias espécies desses primatas. Pesquisadores alemães identificaram que muitos deles têm sofrido de estresse.

No Golfo da Califórnia, no México, conservacionistas incentivam criadores de crocodilos a não simplesmente vender todos os bichos para a confecção de bolsas e sapatos. Eles são obrigados a reintroduzir na natureza um número maior do que o que vendem para o mercado de artigos de luxo. Existem muitas outras medidas para proteger o ecossitema local. Quem cultiva ostras, por exemplo, também teve que se adaptar.

O programa fala ainda dos apps de código aberto. Eles não espionam dados de localização, nem agenda de contatos dos usuários. E ainda permitem que qualquer pessoa tenha acesso a sua fonte. Esses aplicativos são alternativa para quem não quer abrir mão do conforto da era digital, mas espera em contrapartida o mínimo de segurança e privacidade.

Você é daqueles que gosta de ouvir barulho do ar condicionado, do ventilador? O Futurando também traz uma reportagem explicando que a decisão de compra de um produto desses é baseada na forma como ele estimula os nossos sentidos estímulo que ele exerce sobre os sentidos. Tem muito mais nesta edição!

O programa

O Futurando traz novidades sobre ciência, meio ambiente e tecnologia e é produzido todas as semanas pela redação brasileira da Deutsche Welle, em Bonn, na Alemanha.

O programa é exibido no Brasil pelo Futura às terças-feiras, às 22h30 com reprise às segundas, quartas, quintas e sábados; pela Rede Minas aos sábados, às 14h30, com reprise às sextas-feiras, às 13h30; pela TV Brasil todos os sábados às 12h, com reprise aos domingos às 15h30; pela TV Cultura aos domingos às 23h30; pela TV Câmara Tupã todos os sábados às 18h, com reprise às terças-feiras, às 19h40 e pela TV Climatempo aos sábados às 9h30, com reprise às terças e aos domingos. Você também pode ver vídeos do programa no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro.

O Futurando é transmitido ainda em Moçambique pela Rede Tim, aos sábados, às 14h30.

Deutsche Welle A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade