PUBLICIDADE

Arte e sustentabilidade se unem no Rio de Janeiro no projeto "Luxo é lixo"

14 jul 2014 - 13h41
Compartilhar

A Fundação Banco Santander e a organização espanhola Basurama anunciaram nesta segunda-feira que começará neste mês no Rio de Janeiro o projeto de arte e sustentabilidade "Luxo é lixo" para conscientizar a população sobre a necessidade de reciclar e manter um consumo responsável.

O objetivo da iniciativa é montar uma peça pública com material reciclado de grande escala, de mais de 20 metros de largura e 8 metros de altura, que forme a palavra "luxo", em homenagem à poesia concreta do escritor brasileiro Augusto de Campos, informou a Fundação Santander em comunicado.

O projeto, em associação com a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), é uma iniciativa cultural e ambiental prévia ao III Encontro Internacional Universia, que reunirá no final de julho no Rio de Janeiro cerca de mil reitores de universidades de todo o mundo.

Jovens universitários interessados, sejam artistas, admiradores ou curiosos, poderão participar da montagem da obra, elaborada a partir de cerca de 2.500 sacolas de lixo de consumo diário já usadas.

De acordo com a Fundação Santander, com a iniciativa, dois objetivos são alcançados: a criação de uma obra artística de forma inovadora e impactante e a conscientização da comunidade sobre a importância da sustentabilidade.

Para a realização da peça acontecem oficinas até amanhã e o processo de elaboração será filmado e transmitido posteriormente no III Encontro de Reitores entre 28 e 30 de julho.

Assim que a intervenção estiver concluída, a obra será exposta entre 16 e 17 de julho em frente à biblioteca da Unirio.

Basurama é um coletivo espanhol dedicado à realização de projetos de arte e design para a transformação social através de estratégias participativas.

Baseada na utilização de resíduos e em processos ligados à produção das sociedades de consumo, a empresa atuou em mais de 50 cidades de 20 países.

EFE   
Compartilhar
TAGS
Publicidade