PUBLICIDADE

Arqueólogos descobrem oito múmias no Egito

18 abr 2017 - 20h03
(atualizado em 19/4/2017 às 08h28)
Compartilhar
Exibir comentários

Múmias são encontradas em tumba de 3,5 mil anos que pertencia a magistrado da 18ª dinastia. No local, havia ainda diversos sarcófagos de madeira coloridos e mais de mil estatuetas funerárias.Arqueólogos egípcios descobriram oito múmias, diversos sarcófagos de madeira coloridos e mais de mil estatuetas funerárias numa tumba de 3,5 mil anos, localizada próxima a cidade Luxor, no sul do Egito.

"Foi uma surpresa o quanto foi encontrado lá dentro. Essa é uma importante descoberta", afirmou nesta terça-feira (18/04) o ministro de Antiguidades do Egito, Khaled al-Anani.

A tumba da 18ª dinastia foi descoberta na necrópole de Draa Abul Nagaa, localizada próximo ao Vale dos Reis, e aparentemente pertencia a Userhat, um magistrado que trabalha como juiz da cidade. Segundo o arqueólogo Mostafa Waziri, a tumba foi aberta cerca de 500 anos depois pela 21ª dinastia para receber mais múmias.

Inicialmente, autoridades haviam anunciado a descoberta de apenas seis múmias, mas depois mais duas foram encontradas. "Há dez sarcófagos e oito múmias", ressaltou Waziri. A maioria dos sarcófagos está bem conservada, mas alguns estão deteriorados e quebrados.

Arqueólogos esperam localizar mais múmias no local, pois há pelo menos uma sala que já foi descoberta, mas ainda não foi explorada pelos pesquisadores. Para abrir a tumba, os arqueólogos precisaram remover quase 450 metros de destroços.

A tumba consiste num pátio aberto que conduz a um salão retangular, um corredor e uma câmara interna. Escavações estão sendo realizadas numa segunda câmara.

A necrópole está localizada numa região onde faraós egípcios famosos, incluindo Tutancâmon, foram enterrados.

Anani disse que espera que a descoberta atraía mais turistas ao país. O turismo no Egito foi afetado pelos protestos que derrubaram o então presidente Hosni Mubarak em 2011 e diversos atentados terroristas que ocorreram no país nos últimos anos.

CN/dpa/afp/rtr

Deutsche Welle A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade