0

Cazaques encontram pirâmide mais antiga que as do Egito

17 ago 2016
14h17
atualizado às 14h49
  • separator
  • comentários

Um grupo de arqueólogos cazaques descobriu um mausoléu em forma de pirâmide na região de Qaraghandy, no centro do país, que data da Idade de Bronze (séculos XII-XIV a.C.).

Mausoléu em forma de pirâmide na região de Qaraghandy, no centro do Cazaquistão
Mausoléu em forma de pirâmide na região de Qaraghandy, no centro do Cazaquistão
Foto: EFE

"Encontramos um grande grupo de sepulturas. Há como 30. Há uma grande túmulo em forma de pirâmide no centro do grupo, que pertence, presumivelmente, ao líder", explicou nesta quarta-feira à Agência Efe o responsável de escavação, Igor Kukushkin.

"Hoje encontramos um pequeno grupo de ossos humanos que estavam dispersos em torno das sepulturas. Provavelmente, os ladrões esparramaram os ossos pelos túmulos na busca de objetos de valor", disse Kukushkin.

Os arqueólogos acharam também dois crânios, um dos quais se encontra "muito bem conservado", segundo Kukushkin.

"Entregaremos estes crânios a antropólogos para que possam determinar a idade e o sexo. Esperamos encontrar mais restos humanos", acrescentou.

A pirâmide achada em terra cazaque mostra traços similares aos das pirâmides do Egito, segundo os especialistas. Porém, ela foi construída presumidamente quase mil anos antes.

"Nossos arqueólogos desenterraram um mausoléu único. As formas da majestosa estrutura enterrada é similar às famosas pirâmides do Egito, especialmente à pirâmide de Zoser", esclareceu à Agência Efe o arqueólogo cazaque Viktor Novozhenov.

Os cientistas encontraram também uma faca de bronze, pontas de flechas, agulhas, utensílios de cerâmica e ossos de animais no local da escavação, acrescentou o arqueólogo.

EFE   

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade