PUBLICIDADE

Apesar de cortes de Trump, ONU insiste em aplicar Acordo Climático de Paris

21 mar 2017 - 14h07
Compartilhar
Exibir comentários

A secretária-geral da Convenção Marco das Nações Unidas para a Mudança Climática, Patricia Espinosa, reiterou nesta terça-feira a vontade da ONU de implementar o Acordo de Paris, apesar dos cortes de recursos anunciado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

"Sempre há desafios para superarmos, mas temos 136 países que ratificaram o acordo e um caminho muito claro pela frente", disse Espinosa à Agência Efe após assinar um acordo de colaboração com a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO).

Questionada sobre a recente decisão de Trump de reduzir os repasses para vários programas da ONU de luta contra a mudança climática, a diplomata mexicana reiterou que 136 países demonstram vontade de seguir no caminho pactuado na capital francesa.

Segundo Espinosa, atualmente o Acordo de Paris está na fase de implementação dos compromissos firmados pelos países.

"Conseguimos mobilizar em nível político para que entre em vigor de uma maneira muito rápida, agora estamos na fase de implementação, e isso é o que nos guia com apoio dos países-membros", disse.

"Minha obrigação é buscar formas de ajudar os países para que eles possam cumprir essas metas. Tenho uma base muito clara para onde devo orientar meu trabalho", acrescentou Espinosa.

O primeiro acordo universal de luta contra a mudança climática busca manter a temperatura média mundial abaixo de 2ºC em relação aos níveis pré-industriais. No entanto, os países se comprometeram a fazer todos os esforços necessários para não ultrapassar 1,5ºC e evitar assim os efeitos mais catastróficos do aquecimento global.

Na semana passada, Trump, que ameaçou deixar o Acordo de Paris, apresentou sua proposta de orçamento para 2018, cuja aprovação e modificação depende do Congresso.

O presidente propôs um corte de 31% nas receitas da Agência de Proteção do Meio Ambiente (EPA), comandada agora por Scott Pruitt, um cético da mudança climática, e o fim dos repasses para programas da ONU para a luta contra o fenômeno.

EFE   
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade