PUBLICIDADE

Morre Jia Jia, o urso panda mais velho do mundo

17 out 2016 - 03h05
(atualizado às 08h45)
Compartilhar
Exibir comentários
Jia Jia era o panda mais velho do mundo
Jia Jia era o panda mais velho do mundo
Foto: EFE

O urso panda em cativeiro mais velho do mundo, Jia Jia, morreu neste domingo à noite em um parque de atrações de Hong Kong aos 38 anos, o equivalente a 114 anos para um ser humano.

A fêmea foi submetida à eutanásia depois de sofrer uma rápida deterioração de sua saúde durante as últimas duas semanas, segundo explicaram em comunicado responsáveis do parque de entretenimento Ocean Park.

O consumo de alimentos de Jia Jia tinha diminuído bruscamente nas últimas semanas, passando de 10 quilos diários para menos de três, o que levou a uma redução de peso de quatro quilos.

"Nos últimos dias, tinha passado menos tempo desperta e não mostrava interesse pela comida ou por líquidos. Seu estado piorou esta manhã (domingo), quando Jia Jia já não era capaz de caminhar sem dificuldade e tinha permanecido o dia todo deitada", segundo o comunicado publicado no site do centro de atrações.

Jia Jia, cujo nome significa "boa", foi um presente do governo chinês à região de Hong Kong em 1999, por causa do segundo aniversário da entrega da ex-colônia britânica ao país asiático.

A longevidade demonstrada por Jia Jia é um caso único entre os ursos de sua espécie, já que sua expectativa de vida é abaixo de 20 anos, idade que costumam alcançar aqueles que vivem em cativeiro.

Segundo o Fundo Mundial para a Natureza, a devastação dos ambientes naturais onde vive o urso panda em estado selvagem reduziu sua existência para menos de 2.000 exemplares.

Devido a sua baixa taxa de natalidade, os programas de criação em cativeiro se tornaram essenciais para assegurar sua sobrevivência.

Durante o cativeiro de Jia Jia em Hong Kong, a ursa panda deu à luz seis filhotes em cinco partos.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade