PUBLICIDADE

Acordo do Clima de Paris entrará em vigor em 4 de novembro

5 out 2016 - 18h26
(atualizado às 18h47)
Compartilhar
Exibir comentários

A ONU confirmou nesta quarta-feira que o Acordo de Paris sobre a mudança climática entrará em vigor no dia 4 de novembro, já que foi alcançado o número de países necessário para permitir que esse tratado seja validado.

"Estou encantando de anunciar que hoje o Acordo de Paris cruzará a segunda e última barreira necessária para a entrada em vigor, que será em 4 de novembro", afirmou em comunicado o secretário- geral da ONU, Ban Ki-moon.

O passo foi dado depois que a União Europeia (UE) ratificou este acordo formalmente em um ato realizado hoje na sede da ONU.

Para que este tratado entrasse em vigor, era necessária a ratificação de pelo menos 55 países que representem 55% das emissões mundiais de gases do efeito estufa.

Uma vez atingida essa meta, foi marcado um prazo de 30 dias para que entre em vigor o instrumento, que foi definido em dezembro do ano passado na capital francesa por 191 nações após vários anos de negociações.

No último fim de semana, a Índia anunciou que tinha ratificado o Acordo de Paris, e ontem foi a vez da Nova Zelândia e do Conselho da UE, embora faltasse entregar formalmente os documentos necessários.

A missão da UE na ONU informou que entregou hoje os instrumentos de ratificação na sede das Nações Unidas, e pouco depois Ban Ki-moon divulgou a data na qual o tratado entrará em vigor.

"Foi extraordinário o esforço global para que o Acordo de Paris entrasse em vigor neste ano", afirmou Ban. "O que antes parecia impensável já é imparável", acrescentou.

Ban também destacou que o apoio internacional "é uma prova da urgência" das ações neessárias para a luta contra a mudança climática.

"Reflete, além disso, o consenso dos governos para uma robusta cooperação global que é essencial a fim de enfrentar os desafios climáticos", acrescentou o secretário-geral da ONU.

EFE   
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade