PUBLICIDADE

Checkpoint Berlim: Jardim de Natal

2 dez 2016 - 15h43
Compartilhar
Exibir comentários

O Natal em Berlim ganhou uma nova atração este ano: no cair da noite, o Jardim Botânico da cidade se enche com o espírito natalino. Instalações iluminam os caminhos do parque e encantam visitantes.Berlim se ilumina em dezembro: por todos os lados surgem pontinhos de luzes adornando janelas, sacadas, árvores. O vermelho e o dourado, dentro de casas, lojas e mercados de Natal, trazem cor aos dias frios e cinzentos típicos do inverno da cidade.

Árvores de Natal e milhares de lampadinhas enchem com o espírito natalino pontos turísticos e espaços públicos, deixando algumas atrações ainda mais bonitas. A grande novidade do Natal em Berlim deixou a cidade mais iluminada em 2016.

Ao cair da noite, o Jardim Botânico se transforma no Jardim de Natal. O caminho das estrelas conduz os visitantes do parque para o início do passeio natalino, por 23 instalações distribuídas no percurso de 1,5 quilômetro, iluminado com mais 1 milhão de luzinhas.

Ao longo da caminhada, diferentes instalações, sempre acompanhadas de música, surgem em meio à escuridão e ajudam a esquecer o frio. As árvores decoradas com luzes que parecem formar uma cachoeira são um convite para os adoradores de selfies, que se enrolam nas correntes iluminadas em busca da melhor pose.

O lago das rosas de gelo, com uma visão panorâmica de alguns pontos do jardim, e a floresta encantada saltam aos olhos. E de repente, quando o visitante não espera mais surpresas, surgem no horizonte projeções de luzes que formam desenhos num dos prédios do Jardim Botânico - o ponto alto do passeio. Essa aparição marca o momento para uma pausa. Dezenas de pessoas se aglomeram pelo caminho para não perder nenhum momento desse show.

O percurso termina em uma minifeira natalina. Com um quentão na mão, os visitantes trocam impressões sobre suas viagens pelo Jardim de Natal. A minha viagem deixou alguns espaços para críticas.

O conceito é interessante, porém eu esperava uma integração maior com o espaço do Jardim Botânico, com diálogo maior entre ideia e local. Por exemplo, decorações dentro das estufas. Quando houve essa integração, o espetáculo foi impressionante. Onde isso não ocorreu, as instalações, apesar de bonitas, poderiam ter sido colocadas em qualquer parque da cidade que não faria diferença.

Mas, apesar das críticas, a visita vale a pena, principalmente, para quem aprecia o clima natalino. A exposição Jardim de Natal vai até o dia 1º de janeiro no Jardim Botânico, localizado na Königin Luise Strasse 6-8, no bairro Dahlem.

Clarissa Neher é jornalista freelancer na DW Brasil e mora desde 2008 na capital alemã. Na coluna Checkpoint Berlim, publicada às sextas-feiras, escreve sobre a cidade que já não é mais tão pobre, mas continua sexy.

Deutsche Welle A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade