PUBLICIDADE

Catalunha aprova referendo sobre independência

6 out 2016 - 19h53
Compartilhar
Exibir comentários

Parlamentares regionais autorizam que referendo sobre independência da região seja realizado mesmo sem o aval do governo espanhol. Consulta popular deve acontecer até setembro de 2017.A Assembleia Regional da Catalunha aprovou nesta quinta-feira (06/10) que a convocação de um referendo sobre a independência da região, com ou sem o aval do governo espanhol, para ser realizado até setembro de 2017.

A resolução aprovada estabelece que o referendo sobre a independência seja "vinculativo" e celebrado o mais tardar em setembro do próximo ano, com ou sem acordo do Estado.

A decisão foi aprovada com os votos dos separatistas da coligação Juntos pelo Sim e da Candidatura de Unidade Popular (CUP, de extrema esquerda), a abstenção do Catalunha Sim, e o não do Partido Socialista da Catalunha (PSC).

Os deputados do Cidadãos e do Partido Popular da Catalunha (PPC) renunciaram ao voto. A coligação de esquerda Catalunha Pode (que reúne, entre outros, o Podemos), optou pela abstenção como um gesto de abertura para negociar um acordo com o governo espanhol.

Em novembro de 2014, cerca de 80% dos participantes de uma consulta popular simbólica na Catalunha votaram a favor da independência da região. O resultado fortaleceu a posição dos separatistas. A consulta é usada para justificar e dar peso ao processo de separação da Espanha.

Pesquisas de opinião, realizadas em outras partes do país na época, mostraram, porém, que a maioria dos espanhóis é contra a independência da Catalunha.

CN/efe/lusa

Deutsche Welle A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade