PUBLICIDADE

TSE pune partidos por não incentivarem mulheres na política

16 fev 2017 - 15h37
Compartilhar
Exibir comentários

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu hoje (16) punir nove partidos políticos por não terem destinado 10% do seu tempo de propaganda gratuita de rádio e TV para incentivar a participação das mulheres na política, conforme determina uma regra da Lei dos Partidos Políticos.

Sede do Tribunal Superior Eleitoral, em Brasília, DF
Sede do Tribunal Superior Eleitoral, em Brasília, DF
Foto: Charles Sholl / Futura Press

Os partidos punidos foram PT, PSB, PMDB, PC do B, PR, PSD, PSC, PHS e PRB. Como sanção, as legendas perderão tempo de inserção gratuita em rádio e TV a que teriam direito durante o primeiro semestre de 2017.

O Artigo 45 da Lei dos Partidos (9.096/1995) determina que as legendas devem "promover e difundir a participação política feminina, dedicando às mulheres o tempo que será fixado pelo órgão nacional de direção partidária, observado o mínimo de 10% (dez por cento) do programa e das inserções".

Para o relator das ações que resultaram nas punições, ministro Herman Benjamin, não basta a veiculação de mensagens favoráveis à participação política feminina para que a regra seja cumprida, sendo necessário que as próprias mulheres figurem como protagonistas nas inserções.

"Penso que o objetivo da lei é acabar com o sistema em que os homens se autointitulam representantes naturais da mulher. A norma pretende fazer a mulher reconhecer que ela é cidadã igual ao homem, com voz própria para defender seus direitos", afirmou Benjamin em seu voto.

Confira quanto tempo de inserção gratuita em rádio e TV foi perdida pelas legendas punidas:

PRB - 20 minutos PHS - 10 minutos PT - 25 minutos PSB - 20 minutos PSC - 20 minutos PMDB - 20 minutos PC do B - 20 minutos PR - 20 minutos PSD - 20 minutos

Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade